Publicação
Livros/Books/Libros:
LAPA, A. B. Em tramas: reflexões sobre a educação para a cidadania na cultura digital. Salvador: EDUFBA, 2024, 324 p.
PRETTO, N.L.; LAPA, A.; GRANE D’ORO, M. Conexão Escola-Mundo: uma rede em processo. Salvador : EDUFBA, 2024. 176 p.
Periódicos/Journals/Revistas:
LAPA, A. La perspectiva hacker para la educación en derechos humanos en la cultura digital. Revista Latinoamericana de Derechos Humanos, [S. l.], v. 36, n. 1, 2025.
PRETTO, N. D. L.; LAPA, A. B.; BARTOLOMÉ PINA, A. Espíritu hacker: empoderando ciudadanos digitales. Edutec. Revista Electrónica de Tecnología Educativa, n. 82, p. 1-8, 29 dic. 2022.
LAPA, A. Muito aprendizado a distância no Colégio de Aplicação da UFSC. Revista Institucional da FAPEU, vol.13 n.13, 2022, p.22-23.
LAPA, A.; COELHO, I. Escola e internet: espaços de formação para a cidadania. Perspectiva (UFSC), vol. 39 n.3, 2021, p.1-15.
KOERICH, V. A. M.; LAPA, A. B. Elementos relevantes para a formação de professores na cultura digital. Revista E-curriculum (PUCSP), v.18, p.1815 – 1834, 2020.
VIANA, T. C. B. S.; ENGERROFF, A. C. B.; LAPA, A.; LOUREIRO, C. C.; SOLIGO, M. G. Atividades Pedagógicas Não Presenciais: desafios da experiência docente do CA/UFSC durante a pandemia. Revista Sobre Tudo, Vol. 11, n. 1, Ano 2020, p. 29-54.
ROMANI, L.M.; VIANA, T. C. B. S.; LAPA, A. Espaços de participação formal e informal dos estudantes do ensino médio do colégio de aplicação. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.6, n.10, p. 75736-75760, oct. 2020.
SOUTO, I. N.; ESPÍNDOLA, M.B.; LAPA, A. Apropriação crítica e criativa das TDIC no ensino de ciências. Boletim GEPEM online (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática), n. 75. Educação Matemática e Científica na Cibercultura., jul-dez/2019.
LAPA. A.; PORTO, C.; OSWALD, M. L. Educação ativista na cibercultura: experiências plurais nas redes educativas. Revista Teias, v. 20 (Edição Especial – 2019): Educação ativista na cibercultura: experiências plurais, p. 1-6.
LAPA. A.; CRESCENZI LANA, L.; SILVA, S.S. Desafios da pesquisa ativista em educação. Revista Teias v. 20 (Edição Especial – 2019): Educação ativista na cibercultura: experiências plurais, p. 7-21.
LAPA, A., PRETTO, N.L. La comunicación en disputa: el rol de educadores y científicos. REDU. Revista de Docencia Universitaria, vol. 17, n. 1 , 2019, p. 33-43.
LAPA, A.; BARTOLOMÉ PINA, A.; MENOU, M. Empoderamento e educação na cultura digital. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 16, número 43, 2019, p. 419-438.
GIRARDELLO, G.; LAPA, A. Mídia-educação na “primavera secundarista”: um estudo de caso no ensino de pós-graduação. Educação em Foco (Juiz de Fora), vol. 23, n. 1, p. 39-60. Jan/abr 2018.
SCHWERTL, S. L.; BAZZO, W.; LAPA, A. B. Estudando novas rotas para problematizar o desenvolvimento científico e tecnológico contemporâneo e seus impactos na sociedade. Interfaces Científicas – Educação. Aracaju. V.6, N.1, p. 149 – 162. Out. 2017.
LAPA, A.; LACERDA, A.L.; COELHO, I.C. A cultura digital como espaço de possibilidade para a formação de sujeitos. Número Temático: Tecnologias educacionais e educação a distância. Inclusão Social, Brasília, DF, v.10 n.1, p.19-32, jul./dez. 2016, p. 19-32.
SCHWERTL, S. L.; LAPA, A.; BAZZO, W. Formação Crítica acerca das Relações CTS em Cursos de Engenharia com Apoio dos Espaços Sociais da Web 2.0 – Análise de uma Intervenção Pedagógica. Revista Eletrônica Engenharia Viva, v.1, p.41 – 55, 2016.
COELHO, I. C.; LAPA, A. Elementos de formação crítica extraídos do Twitter nos protestos #contratarifa- 2015. Internet Latent Corpus Journal, v.6, n.2, p. 35-51, 2016.
CUNHA, A.; LAPA, A. A formação de sujeitos nas redes sociais em contexto escolar. Internet Latent Corpus Journal, v.6, n2, p.20-34, 2016.
LAPA, A. Poder e empoderamento na cultura digital. Em Aberto, v.28, p. 222 – 227, 2015.
Organização de dossiê em Periódico/ Organization in Journals /Organización en Revistas:
PRETTO, N. D. L.; LAPA, A. B.; BARTOLOMÉ PINA, A. Espíritu hacker: empoderando ciudadanos digitales. Edutec. Revista Electrónica de Tecnología Educativa, n. 82, p. 1-8, 29 dic. 2022.
LAPA, A.; ESPINDOLA, M.B.; PRETTO, N.L. (Org.). Educação, Direitos Humanos e Ética Hacker. Perspectiva (UFSC), v. 39 n. 3 (2021).
LAPA. A.; PORTO, C.; OSWALD, M. L. Educação ativista na cibercultura: experiências plurais. Revista Teias v. 20 (Edição Especial – 2019).
Organização de livros/Organization of books/Organización de coletánea:
PRETTO, N.L.; LAPA, A. (Org.). Conexão Escola-Mundo : espaços inovadores para a formação cidadã. Salvador : EDUFBA, 2024. 325 p.
PRETTO, N. L.; LAPA, A. B.; BARTOLOMÉ PINA, A. (Org.). Espíritu hacker: empoderando ciudadanos digitales. Edutec. Revista Electrónica de Tecnología Educativa, n. 82, 29 dic. 2022.
LAPA, A.; ESPINDOLA, M.B.; PRETTO, N.L. (Org.). Educação, Direitos Humanos e Ética Hacker. Perspectiva (UFSC), v. 39 n. 3 (2021).
LAPA, A. B.; LACERDA, A. L. (org.). Formação de sujeitos em espaços sociais virtuais. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2018, 178p.
Capítulos de livros/ Book chapter/ Capítulo de libro:
VITAL, T.; ESPÍNDOLA, M.B.; LAPA, A.. O desenvolvimento colaborativo da metodologia de ação do polo UFSC no Projeto Conexão Escola-Mundo. In: PRETTO, N.L.; LAPA, A. (Org.). Conexão Escola-Mundo : espaços inovadores para a formação cidadã. Salvador : EDUFBA, 2024, p. 125-152.
PRETTO, N.L.; LAPA, A.; COELHO, I.C. Educação hacker: espaço de possibilidade de formação crítica na pandemia. In: DIAS, L.; SILVEIRA, R. (Org.). Redes, sociedades e territórios. 3 de., rev. E ampl. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2021, p. 150-177. PDF
CRESCENZI-LANNA, L. LAPA, A. VITAL, T. Compresión y consecución del juego digital: estrategias de análisis. In: CRESCENZI-LANNA, L.; GRANÉ, M. (Org.). Infancia y pantallas, Evidencias actuales y métodos de análisis. Barcelona: Octaedro, 2021, p. 101-111. PDF
PRETTO, N.L.; AMIEL, T.; BONILLA, M.H.S.; LAPA, A. Plataformização da educação em tempos de pandemia. In: Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. Educação e tecnologias digitais: desafios e estratégias para a continuidade da aprendizagem em tempos de COVID-19. São Paulo,SP : Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2021, p. 221-249. PDF
LACERDA, A. L.; VITAL, T. R.; LAPA, A. O potencial das audiovisualidades na formação crítica do sujeito. In: PORTO, C; SANTOS, E. (org.). Processos formativos e aprendizagens na cibercultura: experiências com dispositivos móveis. Aracaju: EDUNIT, 2020, p. 63-78. PDF
LAPA, A. PRETTO, N. Inovar com os hackers na educação. In: DIAS, P.; MOREIRA, D.; QUINTAS-MENDES, A. Inovar para a qualidade na educação digital. Ed: Universidade Aberta de Portugal, 2019, p. 99-116. Coleção Educação a Distância e eLearning, no. 6. PDF
LAPA. A.; ESPÍNDOLA, M. B. Desafios da formação de professores para a integração de TIC. In: RODRIGUES, C. S. C.; WERNER, C.A.L.; EGLER, T.T.C. (org.). Educação, tecnologia e cidade: uma experiência interdisciplinar. 1. ed. – Rio de Janeiro: Letra Capital, 2019, p. 79-95. PDF
KOERICH, V.A.M; LAPA. A. Trajetória de uma formação de professores/as para apropriação crítica de Tecnologias de Informação e Comunicação na prática pedagógica. In: RODRIGUES, C. S. C.; WERNER, C.A.L.; EGLER, T.T.C. (org.). Educação, tecnologia e cidade: uma experiência interdisciplinar. 1. ed. – Rio de Janeiro: Letra Capital, 2019, p. 96-117. PDF
LAPA, A.; COELHO, I. C.; SCHWERTL, S. L., LACERDA, A. L. Redes sociais como espaço alternativo para formação crítica. In: LAPA, A.; LACERDA, A. Formação de sujeitos em espaços sociais virtuais. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2018, p. 21-43.
LAPA, A.; GOMES, N. G.; SOUZA CRUZ, S.M.C. Reflexões sobre a formação continuada na EaD In: PANDINI, C. M. C.; HACK, L. E.; BLANCO, S.F.M.M. Gestão da aprendizagem e do conhecimento: formação permanente em contextos ampliados. Florianópolis: UDESC, 2018, p. 126-137.
LAPA, A.; LACERDA, A. L.; COELHO, I. C. Cultura digital como espaço de possibilidade para a formação do sujeito. In: LAPA, A.; LACERDA, A. Formação de sujeitos em espaços sociais virtuais. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2018, p. 44-56.
LAPA, A. B.; COELHO, I. C.; RAMOS, V. F. C.; MALINI, F. Um desenho de pesquisa para a análise de movimentos sociais contemporâneos. In: LAPA, A.; LACERDA, A. Formação de sujeitos em espaços sociais virtuais. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2018, p. 59-81.
LAPA, A.; GIRARDELLO, G. Gestão em rede na Primavera Secundarista. In: PORTO, C.; OLIVEIRA, K.; CHAGAS, A. (org.). Whatsapp e Educação: entre mensagens, imagens e sons. Ilhéus/BA: Ed. da UESC/ EDUFBA, 2017, p. 33-52.
Trabalhos completos em Anais de eventos/Congress proceedings/Actas de eventos:
RAKOS, F.; LAPA, A. Princípios orientadores para a educação para a paz na cultura digital . Anais da 41ª Reunião Nacional da ANPEd. 22 a 27 de outubro de 2023. UFAM, Manaus/AM. GT16 – Educação e Comunicação. PDF
LAPA, A.; PRETTO, N.; COELHO, I.C.; AGUADO, A. Educación hacker en derechos humanos: propuestas para la formación crítica. In: GGrimalt-Álvaro, C., Holgado, J., Marqués, L., Palau, R., Valls, C., Hernández-Escolano, C. Llibre d’actes FIET2021: La investigació i la innovació en Tecnologia Educativa a l’era digital, 2022, p. 106-119. PDF
COELHO; I. C.; LAPA, A.L. Interculturalidade crítica e ética hacker: apropriações possíveis pelo campo da educação. Anais da 40a Reunião da ANPED (2021: Belém do Pará) set-out de 2021. PDF
LAPA, A.; VITAL, T.; SILVA, S. Educação em direitos humanos na escola hacker. Lindín, C., Esteban, M. B., Bergmann, J. C. F., Castells, N., & Rivera-Vargas, P. (Ed.). Llibre d’actes de la I Conferència Internacional de Recerca en Educació. Educació 2019: reptes, tendències i compromisos (4 i 5 de novembre de 2019, Universitat de Barcelona). Albacete: LiberLibro, 2020, p. 843- 850. PDF
KOERICH, V.A.M.; LAPA, A. Fatores e circunstâncias de uma formação de professores que favorecem a apropriação crítica de tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica. Anais do VI Seminário Web Currículo: Educação e Humanismo (4 a 6 de novembro de 2019, PUC-SP). São Paulo: PUCSP, 2019, p. 454- 462. PDF
RAKOS, F.; LAPA, A. Educação em Direitos Humanos: possibilidades para além do espaço escolar. Anais da I Jornada ECO e Pesquisas em Desenvolvimento – Mestrado. Florianópolis: Editora UFSC, 2018, p. 36-45.
LAPA, A.; GIRARDELLO, G. Mídia-Educação Na “Primavera Secundarista”: Um Estudo De Caso No Ensino De Pós-Graduação. Anais da 38ª Reunião Nacional da ANPEd. 01 a 05 de outubro de 2017. UFMA, São Luís/MA. GT16 – Educação e Comunicação – Trabalho 1085.
SOUTO, I. N.; ESPÍNDOLA, M. B.; LAPA, A. Sentidos sobre apropriação crítica de TDIC no ensino. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC – 3 a 6 de julho de 2017.
COELHO, I.; LAPA, A. Pluralidade e agir comunicativo nos protestos brasileiros #contratarifa. 5o Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ 2016), Porto/Portugal, 12 a 14 de julho de 2016. Atas do 5º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, Investigação qualitativa em Educação. 2016. v.1. p. 833 – 842. ISBN: 978-972-8914-58-5.
CUNHA, A.; LAPA, A. Uma Proposta de Investigação da Autoria e Cooperação no uso educativo das Redes Sociais. 5o Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ 2016), Porto/Portugal, 12 a 14 de julho de 2016. Atas do 5º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, Investigação qualitativa em Educação. 2016. v.1. p. 465 – 474. ISBN: 978-972-8914-58-5.
COELHO, I.; LAPA, A.; RAMOS, V.; MALINI, F. Research Design for the Analysis of the Contemporary Social Movements. #Microposts2015 Workshop Proceedings, available online as CEUR Vol-1350 (http://ceur-ws.org/Vol-1395/). 24th International World Wide Web Conference, May 18th, 2015, Florence, Italy. ISSN 1613-0073. urn:nbn:de:0074-1395-3
LAPA, A.; COELHO, I.; SCHWERTL, S. As redes sociais como um espaço público educacional. Anais da 37ª Reunião Nacional da ANPEd. 4 a 8 de outubro de 2015, UFSC, Florianópolis/SC. GT16 – Educação e Comunicação – Trabalho 4529.
LAPA, A. B., LACERDA, A. L., COELHO, I. C. Espaços de possibilidade de formação do sujeito na cultura digital In: IV Seminário WebCurrículo e XII Encontro de Pesquisadores em Currículo, 2015, São Paulo. Anais do IV Seminário WebCurrículo e XII Encontro de Pesquisadores em Currículo. São Paulo: PUC-SP, 2015. p.1364 – 1374.
LAPA, A. B., COELHO, I. C., RAMOS, V. F. C., MALINI, F. Fatores e circunstâncias para o empoderamento do sujeito nas redes sociais: um desenho de pesquisa In: 4º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa e do 6º Simpósio Internacional de Educação e Comunicação, 2015, Aracaju. Atas do 4º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa e do 6º Simpósio Internacional de Educação e Comunicação, 2015. v.2. p.594 – 599
LAPA, A. B., GOMES, N., KOERICH, V. A. M. O desafio da formação do professor- pesquisador In: IV Seminário WebCurrículo e XII Encontro de Pesquisadores em Currículo, 2015, São Paulo. Anais do IV Seminário WebCurrículo e XII Encontro de Pesquisadores em Currículo. São Paulo: PUC-SP, 2015. p.661 – 670.